Dúvidas Frequentes

Esse FAQ foi preparado para te ajudar em todas as suas dúvidas!

FAQ

O que é o Programa Idiomas sem Fronteiras?

O IsF foi elaborado com o objetivo de proporcionar oportunidades de acesso, através do programa Ciência sem Fronteiras e de outros programas de mobilidade estudantil, a universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio de línguas estrangeiras. Neste sentido, suas ações também atendem a comunidades universitárias brasileiras que passam a receber um número cada vez maior de professores e alunos estrangeiros em seus campi. Para atender tal demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais, além da aplicação de testes de proficiência.

Quem pode participar do IsF - UFRJ?

Estudantes de graduação e de pós-graduação da UFRJ, servidores técnico-administrativos e professores da universidade, sendo que a participação em cada uma das ações do programa dependerá do perfil de cada pessoa.
Algumas regras foram alteradas a partir de 2015, portanto caso seja estudante da UFRJ você poderá se cadastrar pelo site: http://www.myenglishonline.com.br, caso queira realizar o curso on-line. Caso seja servidor da instituição, a nova regra salienta a obrigação de fazer a prova de proficiência (TOELF ITP) para posteriormente ter acesso ao curso MEO. O cadastro do servidor deve ser realizado, somente após o resultado dos exames de proficiência no endereço: http://meo.capes.gov.br/sys/meo/inscricao/frontend.

O que é o exame TOEFL ITP?

O TOEFL ITP é um teste que visa avaliar o nível de proficiência de falantes não nativos da língua inglesa.

O seu formato é impresso e composto de perguntas de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas de resposta por questão. Seu preenchimento poderá ser feito somente a lápis e só será permitido ao candidato fazer anotações durante a seção de Compreensão Auditiva, sem o acréscimo de tempo adicional para transcrição das respostas.

O teste avalia as habilidades em língua inglesa em 3 (três) áreas:

  • Compreensão auditiva, com 35 (trinta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade do candidato em entender o inglês falado em situações acadêmicas universitárias. Não é permitido se ausentar da sala, em nenhuma hipótese, durante esta parte do teste;
  • Estrutura e expressão escrita, com 25 (vinte e cinco) minutos de duração: mensura o conhecimento do candidato quanto à estrutura e gramática dentro dos padrões do inglês escrito; e
  • Leitura, com 55 (cinquenta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade de leitura e entendimento de textos escritos em contexto acadêmico.

O resultado do TOEFL ITP é válido por 2 (dois) anos, contados da data de realização do teste.

Como saber o resultado do TOEFL?

O resultado online do TOEFL é disponibilizado no portal IsF Aluno em até 30 dias após a realização do exame. Para a retirada do Score Card em nosso Núcleo, é necessário aguardar por mais 15 dias (45 dias após a data do exame) e ter em mãos um documento oficial e a data, local e horário em que foi realizado o exame. Caso outra pessoa venha buscar o seu resultado, será necessário o envio de uma autorização com os nomes completos e CPFs do interessado e da pessoa autorizada, junto com as informações sobre o exame (data, horário e local).

Qual o site oficial do Programa?

O site oficial do Programa é http://isf.mec.gov.br/ . Lá será possível encontrar informações gerais do Programa e cursos. Através do portal http://isfaluno.mec.gov.br/ os estudantes poderão realizar a inscrição nos cursos e nos testes de proficiência, além de poderem acessar ao resultado dos exames.

O que é o IsF Aluno?

O IsF Aluno é o portal por onde são feitos os processos de cadastramento no Programa IsF, inscrição em cursos e testes e acompanhamento de resultados.
Para conferir o resultado online do teste de proficiência é necessário realizar seguinte o processo: Histórico de Aluno > Teste de Proficiência > Pesquisar. Os resultados são disponibilizados em até 30 dias após a realização do exame.

Como funciona o My English Online (MEO)?

My English Online (MEO) é o site que oferta o curso on-line de Inglês. Por meio do MEO também é realizado um teste de nivelamento que permite a participação nos cursos presenciais do Programa. Os interessados de universidades credenciadas poderão inscrever-se pelo Sistema IsF Aluno. Após a realização do cadastro, digite em seu navegador o seguinte endereço: http://www.myenglishonline.com.br, e você será direcionado para a página de login do curso My English Online, onde deverá preencher os seus dados na opção ‘usuário cadastrado’ para posteriormente ter acesso ao site.

Como posso entrar em contato com o Núcleo de Idiomas na UFRJ?

O Núcleo de Línguas da UFRJ conta atualmente com endereço eletrônico (site): www.isf.letras.ufrj.br onde você pode ter acesso a inúmeras informações pertinentes.Além do site há outras formas de entrar em contato conosco, como nosso email: ufrj@programaisf.pro.br, nossa fanpage no Facebook – Idiomas sem Fronteiras – Núcleo UFRJ: https://www.facebook.com/inglessemfronteirasufrj ou ainda você pode entrar em contato com nossos coordenadores.

Christine Nicolaides (Coordenadora Geral)
e-mail: nicolaides@uol.com.br

Rogério Tilio (Coordenador Pedagógico)
e-mail: rogeriotilio@letras.ufrj.br

 

O que acontecerá quando acessar o site? Já posso começar o curso online?

A primeira atividade do curso My English Online (MEO) é o Placement Test (teste de nivelamento). O resultado do teste classificará você no nível mais adequado para iniciar os estudos. Esse teste tem um tempo médio de execução de 1 hora e 30 minutos, sendo fundamental que você o faça conscientemente, pois ele indicará o melhor nível para você começar os seus estudos. Não há como parar o teste na metade, salvar e voltar novamente; portanto, organize-se para fazê-lo de uma única vez. Somente depois de realizado o teste você poderá ter acesso aos conteúdos do curso.

Como o curso no MEO é subdividido?

O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado (MEO 1, 2, 3, 4, e 5). Cada nível contém três etapas e abrange atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada etapa, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível. A cada dois meses deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso. Dessa forma, em cada um dos níveis, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo. Para mais informações sobre cada nível, acesse http://www.myenglishonline.com.br/site/curso.

Posso ficar algum tempo sem acessar o MEO? O que acontecerá se ficar sem acessá-lo?

O participante terá seu acesso ao curso MEO bloqueado em qualquer uma das situações a seguir, entre outras:

  • Não entrar no curso (fazer seu login), após receber os dados de acesso por e-mail, em até 20 (vinte) dias;
  • Não realizar o Placement Test após seu primeiro login e iniciar o curso dentro de 20 (vinte) dias;
  • Se ausentar por mais de 45 (quarenta e cinco) dias, uma vez dentro do curso;
  • Solicitar o cancelamento de seu cadastro ou desligamento do curso MEO.

Após a data de bloqueio o aluno poderá entrar em contato com o nosso Núcleo de Línguas para solicitar o desbloqueio da conta.

Email

Deixe sua mensagem!

6 + 5 =

Informação

Contate-nos 

E-mail

ufrj@programaisf.pro.br

Location

  • Av. Horácio Macedo, 2151 – Cidade Universitária, Bloco F – sala F-215. Faculdade de Letras –  Rio de Janeiro – RJ, CEP: 21941-917

Telefone

+55 21 3938-9768